terça-feira, 14 de julho de 2009

IMPERDÍVEL!!!


OFICINA DE INICIAÇÃO AO CLOWN COM ADELVANE NÉIA


Para aqueles que pretendem levar a sério (ops...) a pesquisa e o estudo da arte do palhaço, essa oficina é tarefa obrigatória. É uma rara oportunidade de aprender com uma das mais completas profissionais da arte clownesca do Brasil. A OFICINA DE INICIAÇÃO acontecerá de 5 a 11 de setembro e os interessados podem entrar em contato direto com a própria ADELVANE (adelvaneneia@uol.com.br). O local será definido em breve.

O projeto O CLOWN E SUA POÉTICA foi criado em 1998 com o objetivo de pesquisa e investigação do treinamento específico na técnica de clown. Ele é dividido em módulos e a INICIAÇÃO é o primeiro deles.

ADELVANE NÉIA (na foto, no espetátulo O Soldado e a Florista), da Cia. Humatriz, acredita nesta técnica como instrumento importante na formação do ator, através da qual se pode desenvolver uma potência na relação com o público dentro do jogo cênico.

A Iniciação tem como objetivo trabalhar o ‘estado’ do clown no ator, trazendo a prontidão para estar em cena e poder transitar do cômico ao sensível, enfrentar o ridículo, o patético, a fragilidade humana.

O trabalho em grupo estimula a relação entre os participantes, permitindo que cada um possa se confrontar com resistências pessoais, situações limites despertando assim a formação de um repertório individual.

Dentre os tópicos abordados: (1) Consciência Corporal; (2) Estado do Clown; (3) Ação e Reação; (4) Triangulação; (5) Foco; (6) Relação com o outro; (7) Improvisação.

O mais importante aqui não é ser engraçado, e sim desprender-se de estereótipos, em busca de ações que se tornam cômicas por serem verdadeiras. A comicidade requer rapidez de raciocínio, perspicácia e flexibilidade no pensamento.

Aceitar os erros, porque o clown aceita o erro e não esconde a fragilidade.

Nenhum comentário: